Indicador de desempenho na Produção Industrial

Conheça os principais Indicadores de desempenho na Produção Industrial

Para aqueles que trabalham com gestão empresarial, mensurar e acompanhar a produtividade é mais do que essencial, pois a partir disso, é possível identificar erros e otimizar os processos. Para isso existem os Indicadores de desempenho na Produção Industrial. Quer entender o que são e qual a importância deles? Continue a leitura.

O que são Indicadores de desempenho?

Antes de entender a fundo sobre os indicadores de desempenho na produção industrial, é preciso entender o que são indicadores de desempenho. Estes, também conhecidos como Key Performance Indicators (KPIs) são dados coletados de maneiras diversas e utilizados para medir de forma qualitativa e quantitativa os resultados obtidos através dos processos de uma empresa.

A partir desses dados é possível analisar se o desempenho do setor de produção está adequado aos objetivos e metas da empresa, podendo assim solucionar eventuais problemas, pensar em novas estratégias ou otimizar ainda mais os processos para obter melhores resultados.

Por que os indicadores de desempenho são importantes para uma produção mais eficiente?

Utilizar métricas eficazes no gerenciamento empresarial auxilia na tomada estratégica de decisões, melhorando assim o processo e a gestão como todo. Esses tipos de indicadores de desempenho podem ser utilizados em segmentos diversos e cumprem um papel ainda mais fundamental em indústrias.

Quando aplicados no setor industrial, os indicadores de desempenho auxiliam na conquista de uma produção eficiente, pois através deles é possível mensurar de forma precisa a eficácia do sistema operacional.

A partir desses dados, são feitas análises e com elas entende-se a fundo quais são os pontos fortes e fracos do processo de produção, além de serem encontradas oportunidades de melhora. Depois disso, podem ser elaborados novos planos, metas e objetivos de produção pautados em dados e informações reais, garantindo assim maior eficiência e aproveitamento.

De forma simples, com os indicadores de produção industrial, o gestor consegue entender a produtividade do setor como um todo, mas também de cada colaborador, maquinário e equipe, por isso é capaz de auxiliar na otimização dos processos industriais.

Conheça os principais indicadores de desempenho:

Os indicadores de desempenho na produção industrial são muitos e podem mensurar diferentes tipos de informações. Entretanto, cada indústria possui características específicas, o que requer indicadores específicos para cada caso.

Ao escolher os indicadores, devem sempre ser levados em consideração aqueles que mais são relevantes e condizem com os objetivos da empresa.

Claro, ainda assim existem indicadores de desempenho populares que são adotados por inúmeras indústrias e nós listamos os principais para você conhecer, confira:

  • Eficácia Geral do Trabalho – OLE

OLE é a abreviação em inglês para Overall Labor Effectiveness, que em tradução literal significa Eficácia Geral do Trabalho. Esse indicador, como o próprio nome já diz, tem como objetivo avaliar a eficácia do processo de produção como um todo e para isso são utilizados três fatores relacionados ao trabalho, sendo eles:

  1. Disponibilidade – tempo efetivamente utilizado para a execução dos trabalhos.
  2. Desempenho – quantidade de itens produzidos em relação às metas esperadas.
  3. Qualidade – quantidade de itens da produção que não apresentaram defeitos.

Todos os pontos são medidos em porcentagens para melhor análise. Para obter o resultado, basta multiplicar as 03 variáveis acima.

  • Produtividade Homem / Hora

Assim como o indicador anterior, o nome deste também é autoexplicativo. Nesse indicador são avaliados a produtividade de cada trabalhador por hora (total de peças produzidas / pelo total de horas trabalhadas).

Ou seja, mensura-se a quantidade de itens produzidos por colaborador dentro do período de uma hora. Esse indicador pode ser aplicado em diversas funções, como em indústrias automatizadas, nesse caso a mensuração pode ser feita para medir a produtividade de funcionários responsáveis pelo controle dos equipamentos, por exemplo.

  • Tempo Médio para Reparo – MTTR

MTTR é a abreviação em inglês para Mean Time to Repair, que em tradução do inglês significa Tempo Médio para Reparo. Esse indicador é utilizado para identificar e mensurar o tempo médio gasto para a execução de reparos em equipamentos, componentes, sistemas ou outros itens industriais depois de apresentarem falhas. Para encontrar o MTTR é só dividir o tempo total gasto na correção de reparos pelo total de reparos corrigidos.

  • On Time In Full – OTIF

OTIF é a abreviação em inglês para On Time In Full, que em tradução literal significa No Horário e Completo. Esse indicador tem como objetivo auxiliar o acompanhamento de entregas de produtos/serviços, analisando dois critérios principais: o tempo e a entrega.

Ou seja, através dele é possível verificar se o produto/serviço foi entregue dentro do prazo estipulado e se a entrega foi feita corretamente, com todos os itens e especificações. Esse indicador pode ser utilizado tanto para processos internos quanto externos, basta multiplicar o percentual de entregas on time pelo percentual de entregas in full.

  • Tempo de Inatividade

Esse indicador é utilizado para identificar e quantificar o tempo que os equipamentos de uma indústria permanecem inativos, ou seja, sem produzir. Esse período de inatividade pode ser decorrido de muitos motivos como falhas, a não necessidade de uso recorrente e mais.

Pode-se analisar o Tempo de Inatividade em conjunto com o Tempo Médio para Reparo.

  • Tempo Médio entre Falhas – MTBF

MTBF é a abreviação em inglês para Mean Time Between Failures, que em tradução do inglês significa Tempo Médio Entre Falhas. Este indicador mostra qual é a média de tempo entre uma falha de determinado equipamento até a outra.

Essa é uma informação bastante útil para identificar se a frequência em que os equipamentos estão quebrando está alta ou não e a partir disso entender se a produção está exigindo demais ou se já está na hora de trocar o maquinário por um novo, mais atualizado.  Para obter o MTBF, basta somar o tempo total entre cada falha e dividir pelo total de falhas.

  • 7 – Eficiência Global dos Equipamentos – OEE

OEE é a abreviação para Overall Equipment Effectiveness, que em tradução do inglês significa Eficiência Global dos Equipamentos. Este é um dos principais indicadores utilizados para avaliar de forma geral a eficiência do processo de produção, basta multiplicar o percentual dos fatores abaixo:

  1. Qualidade: equipamentos em bom funcionamento;
  2. Produtividade: produção de cada máquina;
  3. Disponibilidade: tempo dedicado à produção.

Como aplicar os indicadores de desempenho para otimizar o processo de produção?

Você entendeu a importância dos indicadores de produção industrial e quer colocá-los em prática, mas não sabe como? Nós, da M2 Tecnologia, podemos te ajudar. Somos uma empresa especializada em soluções para otimização industrial com ampla experiência no mercado e equipe altamente qualificada para entender as necessidades da sua indústria e desenvolver um sistema efetivo. Quer saber mais? Entre em contato conosco clicando aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *